Pinterest

27 fevereiro 2009

Vinho de Jabuticaba


Só quem já tomou sabe como é delicioso um vinho de jabuticaba e esse em especial foi feito por mim. Pena que nem todo Brasil tem essa fruta deliciosa. A fruta colhemos aqui mesmo em nossa casa que tem 3 pés que estão começando a dar. Busquei uma receita na net e 3 meses depois estamos aqui a tomar um delicioso vinho de jabuticaba. Aqui vai a receita:

Vinho de Jabuticaba

Ingredientes:
5 litros de jabuticaba
1 kg de açúcar

Modo de Fazer:
Colher as jabuticabas numa hora do dia quando as mesmas estejam sequinhas.
Limpá-las com um pano seco sem água.
Colocar as jabuticabas em um vidro, acrescentar o açúcar e tampar bem.
Deixar em maceração por 90 dias, sem abrir o vidro.
Colocar uma etiqueta indicando o dia da abertura.
Após 90 dias, escorrer o líquido, coar, engarrafar e rotular as garrafas.

Abraços!

40 comentários:

Pedro luis disse...

Sem dúvida alguma, é um vinho duplamente delicioso: o sabor é muito bom e foi minha esposa quem fez! Pode fazer seguindo a receita, você vai ter em casa um vinho de qualidade com sabor e aroma excelentes!

Cristine disse...

Cara Viviane,
Já provei e é muito saboroso vale a pena esperar os noventa dias.
Aprendi a fazer com uma senhorinha amiga minha.
Abraços

Renato disse...

Gostaria de saber se o vinho feito dessa forma tem algum teor alcoólico?? Se não tiver, como fazer para deixá-lo com algum teor alcoólico??
Obrigado!!

Unknown disse...

Oi Renato,
o vinho fica sim com teor alcoolico. Mas se você quiser mais forte, o que para mim ficou muito bom, alguns colocam pinga. Mas cuidado, acho que o que eu fiz deve ter ficado com uns 10% +/-. Fazendo dessa maneira, o tempo que fica curtindo dá tempo de fermentar e formar o alcool da fruta.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se as jabuticabas são colocadas inteiras no vidro,sem serem esmagadas? Não provei ainda, mas deve ser muito bom!

Cláudio

Unknown disse...

Oi Cláudio as jabuticabas são colocadas inteiras sim, eu colocava um pouco de jabuticaba e um pouco da açúcar, fui fazendo camadas e depois coloquei um plástico e fechei a com tampa para ficar bem fechado.

Rodrigo disse...

olá, gostaria de saber se corre algum risco do frasco, onde as jabuticabas estiverem, explodir. E se não eh mais rapido fazer o vinho se estourar as jabuticabas no frasco. Digo isso pq eu fiz um teste com umas jabuticabas. Coloquei um litro de jabuticaba estourada e 100 gramas de açucar em uma garrafa pet com uma mangueirinha na tampa que ia ateh um balde de agua pra liberar o gas produzido na fermentação. apos 30 dias tive um vinho, ficou bom soh que nao tenho referencia pra saber se pode ficar melhor...o q vcs acham???

Unknown disse...

Oi Rodrigo,
não sei te falar muito a respeito de outras maneiras de se fazer, porque essa receita peguei na net e fiz exatamente como coloquei aí. Mas é bom saber que tem feito outras experiências, acho que você pode fazer e testar. O que eu fiz foi em um vidro e coloquei um plástico antes de colocar a tampa para vedar bem.

dri disse...

gostaria de saber se posso usar outra vasilha para fazer o vinho,ou têm que ser só em vidro mesmo.

Unknown disse...

Oi Pitty,
não sei te informar como seria com outra vasilha, o detalhe da de vidro é que ela não passa gosto.
Beijos!!!

Anônimo disse...

acabei de fazer esta receita, mas fico com a impressão que ficará muito doce. O que vocês acharam?

Unknown disse...

Ola..gostaria de saber se fica muito doce com essa quantidade de açucar?

Unknown disse...

Obrigado pela receita, fiz quase igual, colhi as frutas lavei esperei secar, esmaguei sem machucar as sementes, deixei 90 dias depois coei. 17 kg de jabuticaba deu 7 litros de vinho. Ficou ótimo.

Marcio Malacarne disse...

Ola, gostaria de saber se alguem ja fez vinho usando açucar mascavo?

Marcio Malacarne disse...

Ola, gostaria de saber se alguem ja fez vinho usando açucar mascavo?

Unknown disse...

Oi Mal, nunca fiz utilizando açucar mascavo.

Mary disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mary disse...

Pessoal, fiz esse vinho em 2008 e hj estou abrindo. Ficou tipo de vinho seco. Gostaria de saber se colocar mais açucar ele deixará de ser vinho e se tornará licor?

Unknown disse...

Viviane, meu pé de jabu tá super carregado. Vou fazer dos dois tipos, bem fechado no vidro e aquele com mangueira borbulhando na água que é o jeito correto de fazer vinho de uva. Depois conto como ficou, abraço Claudio.

Marcio Malacarne disse...

Ola Mal,
eu ja produzi um vinho de jabuticaba e foi um dos melhores q fiz. Usei a mesma proporcao: 5x1.

Vendas On-Line disse...

nossa faz muito tempo que peguei essa receita aqui e fiz ficou maravilhosa,parabéns a vocês que postaram essa receita.

efraimartesanatos disse...

Eu faço vinhos de jabuticabas e de laranjas e o vinho de jabuticaba realmente é uma bebida dos deuses, muito gostos mesmo, bjoss

Unknown disse...

Fiz o processo para preparar o vinho sem estourar as jabuticabas. Coloquei em garrafas pet bem vedadas... As 4:00 hs uma das garrafas estourou, que susto. Fiquei com medo, sem saber o que fazer, abri as outras... Quero muito conseguir preparar sem este risco. Onde será que errei?

Unknown disse...

Fiz o processo para preparar o vinho sem estourar as jabuticabas. Coloquei em garrafas pet bem vedadas... As 4:00 hs uma das garrafas estourou, que susto. Fiquei com medo, sem saber o que fazer, abri as outras... Quero muito conseguir preparar sem este risco. Onde será que errei?

Unknown disse...

Fiz o processo para preparar o vinho sem estourar as jabuticabas. Coloquei em garrafas pet bem vedadas... As 4:00 hs uma das garrafas estourou, que susto. Fiquei com medo, sem saber o que fazer, abri as outras... Quero muito conseguir preparar sem este risco. Onde será que errei?

Marcio Malacarne disse...

Vc de ve por um respirador ou deixar levemente aberta, de forma que o ar somente saia, nao entra. Lembre-se, o processo de fementacao de é anaerobico. veja exemplo de pitanga.
http://plezuro.org.br/sitio/pitanga

Unknown disse...

oi Viviane; fiz o vinho de jabuticaba e coloquei em garrafas de vidro dpois dos noventa dias nas gfs pet e deixei envelhecer. Dpois de um tempo a garrafa estourou, foi caco de vidro prá tudo que é lado inclusive ficou cravado na parede. Não aconselho a fazer pois vira uma bomba.

Octavio disse...

Estou com duvida em uma parte da receita tem que esmagar as jabuticabas ou botam elas inteiras desde já obrigado

larissa disse...

ola Viviane eu fiz 50 litros de vinho de jabuticaba seguir direitinho a receita mas infelizmente a rolha não quer ficar no vidro eu coloco e passa uns minutos ela sai me diz o que eu to errando e o que tenho que fazer para isso parar de acontecer.

Unknown disse...

Vinho maravilhoso! Realmente cria-se pressão no vidro/garrafa, é só abrir para sair o gás e fechar em seguida durante uns 20 dias consecutivos, depois a coisa fica mais calma.

Unknown disse...

É só deixar curtindo por mais tempo,180 dias.

Unknown disse...

É só deixar curtindo por mais tempo,180 dias.

Lorena disse...

Larissa, a fermentacao do seu vinho ainda nao foi concluida por isso a rolha sai ,instale no seu recipiente do vinho um airlock e uma valvula que impedira o ar entrar e deixar sair o gas carbonico. Apos terminar a fermentacao estara pronto pra ser engarrafado.

Adailton disse...

O gás que dá durante a fermentação não estoura o vidro?

Unknown disse...

Olá pessoal !!!
Fiz vinho de jabuticaba,e engarrafei.
Ficou Maravilhoso !!!
Queria saber se alguém sabe por quanto tempo pode ficar engarrafado.

Ellis disse...

Quanto tempo posso guarda o vinho de jabuticaba?

Unknown disse...

Fiz o vinho conforme receita , só deixei por 30 dias , ficou ótimo,Muito saboroso e o teor alcoólico +- 11 a 12 graus

Unknown disse...

Sim eu fiz otimo

Unknown disse...

Boa noite queria saber se quando o vinho de jabuticaba está fermentando ele vasa um pouco pela tampa ou pode abrir para tirar o ar

Unknown disse...

fiz o vinho de jabuticaba. fiquei com medo de ficar muito doce, coloquei menos açucar. agora gostaria de saber como guardar: garrafas de vidros com tampa de cortiça? em pe ou deitada? na geladeira ou fora? por quanto tempo?