Pinterest

20 setembro 2009

Semana da Revolução Farroupilha

Uma garota vestida de prenda, uma vestimenta gaúcha tradicional

Um garoto vestido como um gaúcho, vestimenta tradicional

Um grupo trazendo as bandeiras inclusive a do CTG (Centro de Tradições Gaúchas)

Banda Marcial de Escolas de Rio Grande



Desfile dos Bombeiros

As fotos do desfile acima aconteceram em Rio Grande - RS, no dia 20/09/2009.

Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha são os nomes pelos quais ficou conhecida a revolução ou guerra regional, de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil[1][2], na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul[3], e que resultou na declaração de independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense[4]. Durou de 1835 a 1845.

A revolução, que originalmente não tinha caráter separatista, influenciou movimentos que ocorreram em outras províncias brasileiras: irradiando influência para a Revolução Liberal que viria a ocorrer em São Paulo em 1842 e para a Revolta denominada Sabinada na Bahia em 1837, ambas de ideologia do Partido Liberal da época, moldado nas Lojas Maçônicas. Inspirou-se na recém-finda guerra de independência do Uruguai, mantendo conexões com a nova república do Rio da Prata, além de províncias independentes argentinas, como Corrientes e Santa Fé. Chegou a expandir-se à costa brasileira, em Laguna, com a proclamação da República Juliana e ao planalto catarinense de Lages. Teve como líderes: Bento Gonçalves, General Neto, Onofre Pires, Lucas de Oliveira, Vicente da Fontoura, Pedro Boticário, Davi Canabarro, Vicente Ferrer de Almeida, José Mariano de Mattos[5], além de receber inspiração ideológica de italianos carbonários refugiados, como o cientista Tito Lívio Zambeccari e o jornalista Luigi Rossetti, além de Giuseppe Garibaldi, que embora não pertencesse a carbonária, esteve envolvido em movimentos republicanos na Itália. A questão da abolição da escravatura também esteve envolvida, organizando-se exércitos contando com homens negros que aspiravam à liberdade.

Fonte: Wikipédia

4 comentários:

Luziane Brock disse...

é lindo né?!
Quando vivia ai no Brasil adorava esse desfile!!!
beijao Malu
www.malukreando.blogspot.com

calma que estou com pressa disse...

oi! é tudo lindo 1 esta festa aonde eles enaltecem os gaúcho, eu asistia empre, me deu ma saudadezinha!
bjs

by Ana Claudia Souza disse...

Deve ser muito bonita mesmo!!
Ainda vou assistir um dia.
Boa semana pra ti!!
Bjks

victoria disse...

Mi queridos amigos gracias por compartir vuestro blog donde hay mucha creatividad y color con trabajosmuy finos,Con cariño Victoria,desde España.besos