Durante o século 19, os motivos quilting tornou-se maior, e o recheio foi feito com fio e tiras finas de0 algodão. Boutis é uma palavra provençal que significa "recheio". Os motivos de um boutis são mais volumosos, e carregados de símbolos: animais, flores, frutos cornucópia, corações, mas também, folhas de carvalho, várias cruzes, símbolos religiosos. A industrialização, juntamente com a diminuição da produção têxtil em Provence resultou no declínio das técnicas boutis, e todo este trabalho foi abandonado por volta do início do século 20. No entanto, um renovado interesse por essas tradições provençal surgiram cerca de 15 ou 20 anos atrás, e a vontade de fazer esse trabalho artístico vivo novamente através de aulas, exposições e livros. O boutis era uma arte decorativa originado a partir da Sicília, na Idade Média.
Há alguns passo a passo na internet e também vídeo aulas, assim podemos nos meter a aprender, já que não há ainda muitas pessoas fazendo o boutis, nas grandes capitais talvez até haja cursos, mas para quem não tem, dá para buscar um aprendizado na internet.
Aqui tem um passo a passo e está linkado com o tradutor do google, por isso, não está muito boa a tradução, mas ajuda a entender.
E aqui uma vídeo aula, que também é muito boa.
E depois de aprender um pouquinho sobre o boutis, claro, eu tinha que me arriscar e começar a aprender. Já fiz o meu primeiro boutis, agora falta a aplicação dele que será em uma almofada, por isso, patchwork e boutis.
Estou terminando de fazer a almofada, mas a minha ansiedade em mostrar pra vocês o meu trabalho em boutis era muito grande. O próximo post prometo colocar a almofada pronta.
Beijos!!!
20 comentários:
Viviane
Acho demais essas suas aventuras pelas novidades...
Adorei e quero ver a almofada... to curiosa!
Bjokas:D
Lindo, Vivi, obrigada por compartilhar, eu tbém tinha curiosidade sobre essa técnica, o resultado está lindo, vc fez direitinho.
Esse blog deveria se chamar Enciclopédia craft, rss
bjoca
Oi Vivi, não conhecia essa técnica, muito linda mesmo, depois vou dar uma olhada com mais calma pra ver como faz, brigadim por compartilhar...bjinhos!!
Oi Vi!
Nunca tinha ouvido falar neste trabalho, mas é maravilhoso; já estou curiosa com o resultado final do seu.
Beijos, querida!
Amei os sapatinhos de bb!! Estou doida pra ver sua almofadinha pronta! Beijos!!
Olá, Viviane !
Encontrei seu blog hoje nas minhas andanças pelos blogs amigos e me apaixonei! Vc é uma artista!
Que técnica linda esta! Eu nunca tinha ouvido falar dela! To curiosa pra ver o seu trabalho!!
Querida, virei seguidora e já linkei seu blog lá no meu...quando puder passa por lá pra me visitar, tá?
beijos
Helena Garcia
http://diaadiacorridinho.blogspot.com
Olá Viviane, achei muito lindo seu trabalho, e amei que vc contou a historia desta arte... é parecido com o trapunto, talvez sejam iguais.. vou visitar sua indicação... obrigada bjs
Oi Vivi, eu tb conhecia e admirava esse bordado, mas nao sabia o nome ....obrigada...está ficando ja muito lindo o seu bordado, imagine quando aplicar na almofada....venho ver correndo!
beijinhos e bom Domingo,
So
Vivi: conhecia uma técnica parecida com o nome de Trapunto. Me encantei com o butis!!! E sua almofada vai ficar lindona. De onde você tirou o risco para fazê-la? Bjos, Lu
Vivi, que delicado!!
Adorei saber sobre esta técnica, vou voltar para ver com detalhes o pap, lindeza o seu, tô curiosa para ver pronto...
Bjos!!
Nossa, que lindo!!! Nunca tinha ouvido falar não... que encanto! Amei...
Beijos e um ótimo domingo pra vc!
muy lindos son muy delicados y elegantes. saludos.
Tem o Selo Mulheres Fabulosas pra vc no Blog Frufrus da Sabrith.
Bjokas:D
Eu já tinha visto mas tb não sabia o nome hehehehe
Estou doida para ver a tua peça pronta!!
Bjus, Lu
Oi Vivi!Não conhecia essa técnica! è muito delicada!Parabéns pelo seu trabalho está ficando lindo!
Bjkas
OI, Vivi,
Embora eu não entenda do assunto, já havia visto trabalhos feitos com essa técnica, e os considerei belíssimos. Obrigada por trazer maiores esclarecimentos sobre o assunto! :)
to adorando esses moldes diferentes que vc tem trazido. Eu tb não sabia que esse era o nome desse bordado lindo!
VOu tentar depois! Vai que consigo!
Bjs linda
Olá Viviane! Amei seu Blog. Também sou apaixonada pelo bordado. Convido você a me visitar http://alcastrosantos.blogspot.com Parábens pelas reportagens. Abraço, Algecira
Vivi, adorei!
Como a Lu, gostaria de saber como conseguir riscos... Você conhece aquela técnica em que o boutis;trapunto é rebordado e o recheio é colorido???
Maravilhoso!!!!!
Postar um comentário